Como o testamento pode evitar brigas depois da morte?
- Johnatan Machado
- 10 de jul.
- 2 min de leitura

Evite brigas na família: faça um testamento enquanto há tempo.
Poucas coisas são tão tristes quanto ver uma família se desentendendo após a perda de alguém querido. Infelizmente, isso acontece com frequência quando não há um testamento claro deixando definido quem ficará com o quê.
Muitas pessoas acham que “depois que eu me for, eles resolvem”, mas a realidade é que, sem uma orientação legal deixada em vida, o que fica é dor, conflitos e disputas que poderiam ser evitadas.
O testamento é uma forma simples, segura e legal de garantir que a sua vontade será respeitada e que seus bens serão distribuídos da forma que você deseja.
Mais do que isso: é um ato de cuidado com quem você ama.
Com um testamento, você evita brigas entre herdeiros, garante que pessoas importantes para você (inclusive fora da família) sejam lembradas. Pode proteger bens específicos, como um imóvel, empresa ou objeto de valor sentimental e ainda reduz as chances de disputas judiciais que podem durar anos.
Existem diferentes tipos de testamento? Os três mais comuns são:
Testamento Particular: É feito diretamente pela pessoa interessada, sem a participação do cartório. Nesse caso, é necessário que três testemunhas estejam presentes no momento da assinatura. No entanto, essa modalidade pode apresentar riscos, pois se houver qualquer erro formal, ele pode ser anulado judicialmente.
Testamento Cerrado: Nessa forma, o conteúdo permanece em sigilo, sendo conhecido apenas pelo próprio testador. O documento é entregue lacrado ao tabelião, na presença de duas testemunhas. Apesar de formalizado em cartório, ele pode ser perdido, rasgado ou até impugnado, perdendo assim sua eficácia.
Testamento Público: É a opção considerada mais segura. É redigido diretamente pelo tabelião, de forma pública, com a leitura feita em voz alta na frente de duas testemunhas. Como fica registrado em cartório, dificilmente se perde e possui maior segurança jurídica.
Se você tem bens, herdeiros ou deseja garantir uma partilha justa, fale com um advogado especialista e entenda como é possível fazer isso de forma rápida, acessível e segura.
No Costa Machado Advocacia, orientamos você em todas as etapas para deixar tudo documentado, legal e conforme a sua vontade.
Comentários